Construindo a profissão: a formação de professores de língua e literaturas

Construindo a profissão: a formação de professores de língua e literaturas

Organizadoras: Angelise Fagundes; Cleusa Inês Ziesmann

Este livro, em forma de coletânea, propõe momentos de reflexão sobre a formação de professores, em especial, sobre a formação de professores que trabalham no ensino de línguas e literaturas. Além de propiciar momentos de inflexão durante o processo de produção de conhecimentos, o livro tem por objetivo aprofundar o debate sobre a educação em uma sociedade contemporânea e sua relação com a formação de professores, fundamentando a nossa prática em nossas instituições de ensino para a (re)construção de nossos (e novos) saberes e de nossas (e diferentes) práticas e, também, tem por objetivo abrir possibilidades de diálogo para além dos contornos de nossas instituições, grupos de pesquisa, etc.

As proposições aqui trazidas por docentes de diferentes instituições nos mostram que, em educação, não é possível ser um sujeito comprometido com seu tempo e com seu quehacer se esse sujeito não se preocupa e não reflete sobre e com sua ação.  Paulo Freire, em Educação e Mudança (2011, p. 20), destaca que “é exatamente esta capacidade de atuar, operar, de transformar a realidade de acordo com finalidades propostas pelo homem, à qual está associada sua capacidade de refletir, que o faz um ser da práxis”. É nesse sentido estabelecido por Freire (2011) que este livro surge. É resultado de parte de nossa atuação no mundo e com o mundo da formação de professores de língua e literaturas.

É importante destacar que a ideia inicial desta coletânea surgiu a partir do diálogo entre professores do Curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, professores esses que compõe esta obra. Esse diálogo foi fortemente motivado pela coordenação do Curso e pela nossa busca por nos fortalecermos e nos qualificarmos cada vez mais como grupo, buscando um curso melhor para nossas práticas e fundamentalmente para nossos alunos. No entanto, esta coletânea só foi possível porque, como sujeitos do mundo e com o mundo, buscamos dialogar com professores de outras áreas e com professores de línguas e literaturas de outras instituições e, consequentemente, com outras realidades, práticas e saberes. Como destacou Freire (2011, p. 37), “estas relações não se dão apenas com os outros, mas se dão no mundo, com o mundo e pelo mundo”.

Contato com as organizadoras:

angelisef@gmail.com
cleusa.ziesmann@uffs.edu.br

Sobre o Autor

admin administrator