Missões: reflexões e questionamentos

Missões: reflexões e questionamentos

Organizador: Júlio Quevedo

Em 1609, com o estabelecimento da Província Jesuítica do Paraguai, inicia uma experiência de catequese e contato cultural entre religiosos europeus e indígenas americanos sem precedentes na História. Uma experiência que rendeu resultados fabulosos – os 30 Povos Missioneiros, 7 deles no atual território do Rio Grande do Sul – que impressiona até a atualidade. Tanto impressiona que reúne estudiosos de diferentes especialidades para investigar o fenômeno, assim como atrai o cidadão comum que se interessa por história latino-americana, história da região do Prata, brasileira ou sul riograndense. Para nós, sul riograndenses, é uma história presentificada que nos provoca continuamente. Um passado ainda vivo entre nós.

Este livro é mais uma comprovação disso: Missões: reflexões e questionamentos é uma realização possível graças ao Projeto do PARFOR. A presente obra reúne doze artigos de diversos autores, focados na história missioneira, sua arqueologia, história indígena, patrimônio cultural e reinterpretações da experiência histórica.

Os estudiosos não tratam apenas os aspectos históricos dos séculos XVII e XVIII, período da implantação dos Povos Missioneiros e da sua destruição, como adentram os séculos XIX e XX, rastreando os caminhos do povo GUARANI.
E tanto são presentes os Povos Missioneiros que sua história e realizações têm servido de base para constituição da identidade da região das Missões, no Rio Grande do Sul. Esta história, uma ressignificação original de um passado remoto, é aqui também abordada, em análise instigante.
Como poderá constatar o leitor, a experiência de jesuítas e GUARANI na região do Prata é uma história que ainda não terminou, pois continua sendo alvo de variadas reflexões e questionamentos a indicar sempre novas abordagens a respeito dos Povos Missioneiros.

Os capítulos deste livro partem da reflexão proposta na elaboração do VIII Encontro de Estudos Missioneiros, ocorrido em 2011, sob os auspícios do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga. Os autores entregam à comunidade acadêmica as suas produções que são contribuições de reflexões e questionamentos sobre o passado histórico da Região das Missões sul riograndenses, particularmente os “Sete Povos das Missões”, inaugurados a partir de 1682, com a fundação de São Borja. O evento aconteceu em São Luiz Gonzaga, antiga redução daqueles Sete Povos, onde se mantem firme o sentimento de pertencimento ao passado, de forma dinâmica, atualizada, ressignificada no século XXI.

Contato com o organizador:

j-quevedo@uol.com.br

Sobre o Autor

admin administrator