Nas margens do Ensino Médio: jovens de escolas públicas em processo de afastamento

Nas margens do Ensino Médio: jovens de escolas públicas em processo de afastamento

Autoras: Sueli Salva; Ethiana Sarachin da Silva Ramos; Nara Vieira Ramos; Elisete Medianeira Tomazzetti

O livro Nas margens do Ensino Médio: jovens de escolas públicas em processo de afastamentoé resultado de um exaustivo e bem cuidado trabalho de investigação sobre os processos formativos, sociais e culturais de jovens do Ensino Médio e o fenômeno do abandono escolar ou afastamento escolar. Esse tema tem se tornado crucial pelo seu crescimento nas escolas do mundo todo, não sendo um problema social, econômico, político e cultural exclusivo do nosso país, pois acontece histórica e socialmente como uma tendência mundial. Ao mesmo tempo, configura-se em um complexo processo que tem levado gestores, pesquisadores e professores às análises mais profundas e fecundas como contribuições para as políticas educacionais.

A obra instigante e provocadora oferece ao leitor e ao campo da educação no Brasil contribuições e reflexões fundamentais para a compreensão de mecanismos, processos e práticas que estruturam os modos de escolarização da juventude no ensino médio e colabora para mostrar como o cotidiano da escola pública coopera para perpetuação do que poderíamos chamar do “fracasso programado” da escolarização de jovens pobres na desigual sociedade brasileira.

Nessa perspectiva, traz a compreensão dos motivos que levam os/as jovens a se afastarem dos processos formativos, problematizando as significações sobre esses processos construídos por eles. Nesse sentido, o estudo dá visibilidade aos motivos e problemas encontrados na escola pública, especialmente o fracasso escolar que tem sido tão caro aos debates e reflexões na área da educação. Desta forma, apresenta inquietações muito bem articuladas teórica e metodologicamente por autores de renome sobre o cotidiano social e cultural dos jovens que frequentam o Ensino Médio.

O livro discute a cultura da juventude urbana brasileira retratada no perfil dos jovens de Santa Maria, presente nas salas do Ensino Médio. O entendimento sobre juventude e Ensino Médio é bastante contundente e expressivo no estudo, pois reflete a atualidade e relevância em tratar dos jovens como sujeitos heterogêneos que vivenciam culturas diversificadas, diferentes situações econômicas, diferentes estilos de vida, comportamentos, interesses, necessidades e ocupações. Pensar como os jovens constroem suas aprendizagens requer a compreensão do lugar social ocupado por estes atores sociais na escola e na sociedade. Nessa perspectiva, a obra dimensiona o olhar retrospectivo e sensível para o entendimento sociológico da categoria juventude vista na perspectiva histórico-sócio-cultural.

Ao mesmo tempo, aborda de forma contundente a problemática vivenciada por estes jovens em conciliar estudo e trabalho no cotidiano de grandes transformações do mundo do trabalho, dos novos tempos, rápidos e de muita complexidade. Muitos são os obstáculos que enfrentam nossos jovens na contemporaneidade, especialmente quando se trata da inserção profissional e as dificuldades no mercado de trabalho, em que se veem na luta prematura com diversas responsabilidades, tendo que lançar mão de estratégias e facetas peculiares para a concretização de seus sonhos e as chances de alçar voos mais distantes.  

Destaca-se na obra, ainda, o investimento no processo dialógico entre os sujeitos da investigação: alunos(as), professores e gestores das escolas a partir da etnografia, o que possibilita potencializar o escopo analítico que explora epistemologicamente o contexto estrutural e social que envolve os sujeitos da investigação. Por tudo isso, o livro é inovador, traz um conjunto de reflexões para o debate sobre os novos tempos que ditam um requisito indispensável para os jovens do Ensino Médio, da escola pública, mostrando o quão são necessários novos pensamentos e conhecimentos para dar conta e oferecer uma educação de qualidade para o futuro de nossos/as jovens brasileiros. 

Contato com as autoras:

susalvaa@gmail.com
naravr@terra.com.br

Sobre o Autor

admin administrator