Missões jesuítico-indígenas: antigos atores sociais, novas interpretações

Missões jesuítico-indígenas: antigos atores sociais, novas interpretações

Organizadores: Júlio Ricardo Quevedo dos Santos; Sergio Venturini

A presente obra resulta do esforço de diferentes pesquisadores que procuram abstrair os Povos Indígenas do Cone Sul, enquanto os primeiros atores sociais que construíram/constroem a História muito antes da chegada dos colonizadores ibéricos na região, a partir do século XVII. Tratam-se de antigos atores sociais em novas interpretações à luz da Nova História Indígena.

A História muda em suas continuidades/descontinuidades e as abordagens também. Esta História começou a ser contada há 380 anos atrás, quando em 15 de novembro de 1628 registrou o encontro do mundo indígena com o mundo ibérico, resultando na morte dos jesuítas Roque, Afonso e João. Em 1928 o mesmo acontecimento foi ressignificado sob a ótica da Igreja Católica triunfalista, cujos historiadores optaram pela abordagem que fosse ao encontro do mito fundador das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul. Em 1978 novamente ressignificada teve novos contornos, novas vozes, porém, ainda faltava a voz indígena para narrar o seu presente à luz de um passado narrado por historiadores não indígenas.

Finalmente, em 2018, num processo de renovação cultural na Região das Missões do Rio Grande do Sul/Brasil, os antigos atores sociais indígenas voltam ao lugar dos acontecimentos de 1628 e trazem as suas visões do mundo indígena, entre eles: o educador e doutorando em Educação na UFRGS Bruno Ferreira, cujo lugar de fala evidencia a importância da Educação Indígena. Outros indígenas se somam nestas falas como as referências políticas na Argentina, os guaranis Hilario Acosta, Jorgelina Duarte e Isabelina Ayala. Este livro pode ser inserido na política de reparações aos Povos Indígenas, garantindo-lhes a voz e a vez da visibilidade, disputando uma outra narrativa da presença indígena na Região das Missões.

Por fim, da utopia da “Terra sem Males” do Guarani até a presença do indígena na literatura brasileira, as leitoras e leitores poderão participar deste intenso processo de renovação cultural que vem ocorrendo na Região das Missões, que para além de novas interpretações, tratam-se de possibilidades de se conhecer/reconhecer o passado histórico da região, a partir do protagonismo indígena.

Contato com os organizadores:

j-quevedo@uol.com.br
venturini1789@gmail.com

Sobre o Autor

admin administrator