Organizadora: Cisnara Pires Amaral
Apresentação, pela organizadora:
Apresento-lhes a obra criada na
disciplina de Laboratório de Ensino de Ciências IV, onde os acadêmicos do curso
de Ciências Biológicas, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e
das Missões – URI/Santiago, foram estimulados a criar uma história infantil
sobre os vertebrados, enfatizando seus conhecimentos científicos sobre peixes,
anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Compartilho com vocês minha
satisfação em coordenar essa atividade na qual ocorreu empenho e dedicação ao
produzir um livro que apresentasse os conhecimentos trabalhados na universidade,
dividindo com as crianças do ensino fundamental o respeito, o amor e as curiosidades
sobre as diferentes espécies. Processo fundamental
para que os discentes conheçam e respeitem os seres vivos, compreendendo a
importância de cada um para o equilíbrio do meio ambiente.
Também entendo a importância das
histórias infantis para a formação da criticidade, método capaz de aguçar a
imaginação, despertar a curiosidade e o espírito aventureiro, percebendo que
através da literatura pode-se desenvolver o respeito e interesse pelo nicho
ecológico de alguns vertebrados.
Agradeço a cada um de vocês que, como eu,
acreditam na educação, que buscam novas ferramentas para auxiliar no trabalho
docente em momentos de total desvalorização profissional, que sonham com uma
educação pública de qualidade, que utilizam recursos próprios para que possam
desenvolver a criticidade, aguçar a curiosidade e aprimorar o aprendizado.
Eu sei o quão difícil é a atuação
docente, porém não percamos as esperanças em deixar no coração de nossos
discentes marcas de aprendizado e conhecimento. Desse modo, busquem práticas
que atuem de forma significativa, que permitam aprendizado coerente, que tornem
os conteúdos científicos envolventes, com novos conceitos e significados.
De
outro modo, o professor convive diariamente com a falta de interesse,
desmotivação e atitudes inadequadas dos alunos. Situações que não podem corresponder
a uma condição passiva do docente. Ele
deve buscar métodos que enriqueçam o aprendizado, porém deve ter o cuidado de
não realizar atividades práticas sem realizar analogias com os conceitos
estudados, pois dessa forma estar-se-á induzindo a repetição de conceitos sem
significância.
Atividades
pedagógicas precisam ser bem elaboradas, envolventes, as quais oportunizem o
compartilhamento dos saberes, a troca de opiniões, a atitude de valorização do
outro, o aprendizado.
Saliento
ainda que o mercado de trabalho busca profissionais que apresentem em seus
perfis a autonomia, a flexibilidade e, por último e não menos importante, a
eficiência. Então pergunto, todas essas
características poderão ser adquiridas/produzidas em salas de aulas que
reproduzem conhecimento científico e repetições de palavras?
Certamente
vocês já sabem a resposta, lembro da obra de Celso Antunes “Professores e
Professauros”, livro que faz comparações entre as formas de atuação docente. Gostaríamos,
nós, de ser chamados de “professauros”? Quais seriam as nossas perspectivas em
relação à docência?
Penso
que se deve acreditar no potencial dos alunos, buscando satisfação em respostas
que estão aquém do imaginário, as quais exercitem todas as possibilidades do
cérebro, que superem as dificuldades. Lembremos que a forma de organizar as
atividades de ensino/aprendizagem seleciona e reforça certas atitudes em nossos
alunos (POZO: CRESPO, 2009).
Desse
modo, questiono vocês, professores: quais as atitudes que gostaria que tivessem
os alunos? Pensem bem. Façam uma autocrítica. Eu gostaria de assistir a aula
que estou ministrando? As perguntas servem para que se possa compreender que
não existem respostas prontas, mas que existem métodos que poderão contribuir
para que se possa tornar as disciplinas mais envolventes e dinâmicas. É,
urgentemente, necessário que os alunos desenvolvam o gosto pela leitura, a
viagem pelo saber, a imaginação e que, além disso, o conhecimento científico
esteja relacionado à literatura e faça parte do cotidiano do aluno. Esse foi o
intuito do trabalho, espero que tenha contribuído para que vocês reflitam sobre
a importância da atuação docente e o uso de novas metodologias para a ressignificação
de conceitos, auxiliando para que a aprendizagem esteja aquém do currículo
específico.
Desejo a vocês uma ótima viagem ao conhecimento!
Contato com a organizadora:
cisnara@yahoo.com.br