Inclusão escolar e sensibilização: o risco de conviver e o risco de não conviver

Inclusão escolar e sensibilização: o risco de conviver e o risco de não conviver

Autora: Fernanda de Camargo Machado

Como a racionalidade neoliberal conduz modos de subjetivação a partir das práticas de sensibilização para a inclusão escolar de deficientes no Brasil?

Em que contingências a sensibilização para a inclusão escolar de deficientes emerge como uma preocupação nas políticas educacionais no nosso país?

Tais questões só fazem sentido num campo teórico-metodológico específico. Elas apareceram pela suspeita em relação a essa “naturalização” da sensibilização como meio de assegurar o sucesso da inclusão escolar. Em outras palavras, esse campo de visão, por assim dizer, só foi possível a partir de determinados “óculos”, que serviram como munição, como uma espécie de disparadores do problema, como elementos dinamizadores de uma forma de pensamento.

As discussões apresentadas nesse livro mostram os caminhos percorridos e os desdobramentos teóricos e metodológicos de uma temática que está no centro das questões educacionais contemporâneas: as políticas de inclusão escolar. Portanto, é possível dizer que, nas tramas desse estudo, para atender as lógicas e as operações dessa racionalidade política, incluir significa tornar o desenvolvimento econômico, ético e social mais participativo e atuante por todos.

Contato com a autora:

nandadecm@yahoo.com.br

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