Organizadores: Júlio Ricardo Quevedo dos Santos; Sérgio Venturini
O presente livro é o resultado de pesquisas vinculadas aos grupos de pesquisa e entidades da América Latina, integradas por estudantes e docentes de cursos de Pós-Graduação e Graduação, bem como de estudiosos que participam da “Trilha dos Santos Mártires”, entidade empenhada em valorizar e divulgar a história das Missões.
Os pesquisadores e estudiosos reunidos em Caibaté em 2017, na Região das Missões (Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), debatem um “Novo Olhar sobre o pioneirismo jesuítico-guarani: o caso Caaró”, compartilhando, socializando e se solidarizando com todas e todos interessadas/os em rever, retomar, recuperar diferentes momentos do passado histórico da Região das Missões, com vistas a compreender o tempo presente da mesma. Este diálogo “entre o presente-passado” é de suma importância às relações cotidianas da atualidade à região das Missões e às diferentes entidades, que podem, a partir das pesquisas que vem sendo realizadas, projetar metas ao desenvolvimento sociocultural, identitário, econômico e político à mesma.
Nesse sentido, os poderes públicos, em parceria com instituições privadas, não mediram esforços em tornar em realidade a presente publicação, que serve como incentivo às diferentes ações de formação continuada de docentes e estudantes, posto que reconhece e valoriza os diferentes lugares de memória da região, como metas de suas políticas públicas.
Dessa forma, esta obra se insere nas políticas públicas de valorização da História, do Patrimônio Cultural em sua riqueza e expressão nacional e internacional. Os capítulos que compõe esta obra, recuperam, em parte, o magnifico acervo cultural da região das Missões, destacando os acontecimentos que ocorrem e ocorreram no atual espaço do Municipio de Caibaté – desde o tempo da conquista ibérica sob os auspícios da Companhia de Jesus até a atualidade, revelando as raízes deste passado missioneiro – destacando os seus lugares de memória, como Santuario do Caaró.
O livro foi elaborado a partir de projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, do Centro de Ciências Sociais e Humanas, dos Programas de Pós-Graduação em História e em Patrimônio Cultural, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caibaté e Câmara de Vereadores de Caibaté, alusivo a preparação às comemorações dos 90 anos de movimento cultural missioneiro na região, expresso nas peregrinações/romarias dos (Santos Mártires) do Caaró (1928-2018). O fato fundante que reverbera às comemorações mencionadas diz respeito aos acontecimentos de 1928 – alusão ao Martírio de Três Jesuítas – e conta com o esforço e empenho da Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões (AATRISAMANN).
Este livro é uma ferramenta imprescindível aos princípios supramencionados e é com muito prazer que entregamos às comunidades missioneiras latino-americanas, esperando contribuir com a formação de consciências criticas sobre o passado, reconhecendo-o e valorizando-o.
Contato com os organizadores:
Sobre o Autor