Autor: Pedro Minello Manzoni
Ilustrações: Filipe Furian
Apresentação, por Giovani Pasini:
Quando eu tinha por volta de 10 anos de idade, em Santiago, RS, a professora mandou arrancarmos uma folha de papel do caderno e ordenou: “Agora vocês são escritores! Escrevam uma bela história infantil que envolva o Papai Noel”. Aquela docente era maternal, amada por todos os alunos e tinha a habilidade de nos fazer sonhar, nas suas aulas de Redação.
Lembro que a minha historinha saiu, talvez não tão boa, pois se perdeu em alguma lata de lixo do passado. Contudo, o desejo de escrever nunca sumiu.
Hoje, ao ler a narrativa do segundo livro de Pedro Minello Manzoni, com o seu imbatível Super-Reciclado, não tive como escapar de fazer uma fantástica viagem de aventura pela minha própria infância. Saí de meu corpo e entrei na historinha do livro que o leitor tem em mãos, incorporando-me na personagem de Francisco, acompanhando o Super Reciclado na difícil empreitada de fazer a fábrica do Papai Noel voltar a funcionar!
Isso mesmo, na leitura de “Pedro, Francisco e o Super-Reciclado no Natal”, esse esplêndido livro infantil, eu era o Francisco, tinha como amigo o Pedro, e o Super Reciclado nos acompanhava na missão de fazermos as crianças felizes. Aliás, que magnífica narrativa, onde a fábrica reconstrói brinquedos a partir de objetos descartados, com o ideal significativo de reciclar e preservar a natureza.
Desde o primeiro volume já me apaixonei por esse SUPER RECICLADO. Queria conhecê-lo pessoalmente, ser seu amigo tanto quanto o Pedro Minello Manzoni é. Talvez o Pedro um dia me apresente ao Super Reciclado e eu possa dizer o quanto eu sou seu fã, um admirador nato.
Adoro essa magia e esses poderes que ele tem, de encantar os novos humanos, para que o acompanhem na difícil missão que é preservar a nossa verdadeira casa: o planeta Terra.
Querido Pedro Minello Manzoni: parabéns por mais essa obra prima, que merece ser difundida em todas as escolas de nosso Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo. Parabéns por possuir no seu caráter a verdadeira educação do século XXI. Da mesma forma, qualquer educador que analisar “Pedro, Francisco e o Super-Reciclado no Natal”, verá a grandiosidade dos ganhos pedagógicos ofertados para os que com ele tiverem contato.
Enfim, que o leitor possa apreciar o conteúdo que ora se aproxima dos seus olhos, sabendo que seus pés serão levantados do chão e seu corpo, assim como por encantamento, voará para as aventuras de Super Reciclado e de sua turma. Vamos brincar!
Contato com o autor:
Sobre o Autor