Reflexões, experiências e estudos da Libras: na perspectiva da educação

Reflexões, experiências e estudos da Libras: na perspectiva da educação

Organizadoras: Cleusa Inês Ziesmann; Sonize Lepke

Este livro, em forma de coletânea, apresenta práticas e experiências de profissionais da educação, relacionados aos seus estudos sobre Libras. Aborda questões referentes ao ensino da Libras, a profissionalização do Intérprete da Libras, a relação entre o docente e o profissional Intérprete, bem como questões relacionadas ao currículo para o ensino e aprendizagem para o sujeito surdo.

Para tanto, nosso objetivo com esta obra é de proporcionar aos leitores uma discussão sobre a educação inclusiva em uma sociedade contemporânea, fundamentando todas essas experiências e ainda, (re)construir os nossos saberes e práticas a partir de um diálogo entre pesquisadores de diferentes instituições e grupos de pesquisas do nosso Brasil. Vale dizer que este livro ‘nasceu’ a partir de afinidades entre pesquisadores sobre todo o conteúdo da obra.

Ainda, esse livro é resultado do envolvimento e da interação de profissionais que atuam como professores e Intérpretes da Libras em diversas Instituições de ensino, preocupados com a educação de surdos e a sua inserção, tanto na academia como no mercado de trabalho. Acreditamos que o ‘pensar’ e o ‘agir’ de maneira isolada não nos traria êxito ou crescimento e, por isso, essa diversidade de profissionais, surdos e ouvintes, aqui envolvidos. De acordo com Tardif (2014), “os saberes oriundos da experiência de trabalho cotidiana parecem constituir o alicerce da prática e da competência de profissionais, pois essa experiência é, para o professor, a condição para a aquisição e produção de seus próprios saberes profissionais” (p.21).

Contato com as organizadoras:

cleusa.ziesmann@uffs.edu.br

Sobre o Autor

admin administrator