Organizadoras: Andreia Rosangela Kessler Mühlbeier; Carla Cristiane Costa; Daniela Dressler Dambros; Lucimar do Socorro Barreto Moral; Monique da Silva; Rita de Cassia Durgante Berni; Tanier Botelho dos Santos
A modalidade da Educação a Distância (EaD) possibilita a reorganização das práticas pedagógicas, promovendo novas formas de construção do conhecimento e tornando o processo de ensino-aprendizagem mais amplo e significativo. A partir do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICs) e das práticas pedagógicas é possível realizar um processo dinâmico, unificando o conjunto teórico e prático, o qual permite a interação entre professores, tutores e alunos nos Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA).
Na EaD existem múltiplos caminhos que podem promover o aprendizado entre os envolvidos, por meio da qualidade do ensino, da interação no ambiente virtual, culminando na conclusão com êxito do curso escolhido.
Por esta razão considera-se muito relevante compreender as particularidades das regiões onde o estudante está inserido, pois o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) possui 17 polos de educação a distância distribuídos em vários municípios do RS, atendendo em torno de 610 alunos.
Diante deste cenário de amplitude geográfica no qual está inserido o IFFar e para que haja a consolidação da modalidade educacional EaD é importante propiciar a efetivação de ambientes e metodologias educacionais inovadoras, sempre em busca de novos modelos de formação como alternativa aos modelos presenciais.
Em face destas reflexões foi realizado nos dias 28 e 29 de novembro de 2018, na cidade de Santa Maria o III Encontro de Tutores de Educação a Distância – ETEAD – com a temática “Trajetórias Educacionais na Educação a Distância”.O encontro foi promovido pela Diretoria de Educação a Distância (DEAD) do IFFar e teve como objetivo criar um espaço para socializar as experiências entre tutores, professores e demais envolvidos, disseminando as boas práticas implementadas nos cursos EaD da instituição, destacando as percepções de cada profissional em sua área de atuação, com vistas a aprimorar e consolidar a modalidade.
A partir destes relatos de experiências foi organizado este livro, contendo os resumos apresentados durante o evento. Ao total estão compilados 14 (quatorze) resumos expandidos que versam sobre as particularidades da EaD, tratando temas como: autonomia do estudante, motivos da evasão, fatores de motivação, expectativas dos discentes, construção do conhecimento em conjunto com docentes e discentes na EaD, dentre outros.
A proposta para elaboração deste livro foi aprofundar a discussão em relação às estratégias inovadoras para a promoção da formação continuada por meio da EaD, apresentando experiências adquiridas pelos tutores e professores em seu fazer diário, agregando preceitos teóricos, políticos, pedagógicos, enriquecidos de práticas enquanto protagonistas no processo de ensino-aprendizagem desta modalidade. Esta obra também propicia o acesso destes relatos de experiências por outros profissionais, contribuindo para disseminação acerca das boas práticas em EaD realizadas por estes tutores e professores, os quais estão sempre em busca de inovações tecnológicas e metodológicas, transformando a educação em um processo crítico e reflexivo.
Contato com as organizadoras:
andreia.muhlbeier@iffarroupilha.edu.br
carla.costa@iffarroupilha.edu.br
daniela.dambros@iffarroupilha.edu.br
monique.silva@iffarroupilha.edu.br
lucimar.moral@iffarroupilha.edu.br
rita.berni@iffarroupilha.edu.br
tanier.santos@iffarroupilhaead.edu.br
Sobre o Autor